O TRABALHO DOCENTE NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DE ALGUNS FATORES CONDICIONANTES E SUAS RESTRIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Luiz Gustavo Bonatto Rufino UNESP Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.66771

Palavras-chave:

Educação Física e treinamento. Currículo. Docentes. Desenvolvimento de pessoal.

Resumo

O estudo analisa alguns elementos condicionantes e restrições ao trabalho docente relacionados ao desenvolvimento da prática pedagógica na Educação Física, a partir das compreensões de cinco professores participantes de um processo de formação continuada. Optou-se pela pesquisa qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados a realização de 16 grupos focais, gravados, transcritos e analisados a partir da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que as dificuldades relacionadas ao plano de carreira e condições de infraestrutura incidem diretamente na prática profissional. Além disso, a elaboração de currículos institucionais tem gerado novos dilemas aos professores, sobretudo relacionados ao protagonismo frente aos processos decisórios durante as ações profissionais. Conclui-se que é necessário repensar o trabalho docente tendo em vista a profissionalização do ensino. Para isso, deve-se olhar para a formação de professores de dentro para fora, valorizando o estatuto profissional da docência e a relação proveniente dessa interação com o trabalho.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, UNESP Rio Claro

Professor de Educação Física. Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP - Rio Claro e doutorando em Ciências da Motricidade por essa mesma instituição.

Downloads

Publicado

2017-11-25

Como Citar

RUFINO, L. G. B. O TRABALHO DOCENTE NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DE ALGUNS FATORES CONDICIONANTES E SUAS RESTRIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 4, p. 1257–1270, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.66771. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/66771. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.