EXERGAMES NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.65330

Palavras-chave:

Desenvolvimento de tecnologias. Jogos de vídeo. Atividades científicas e tecnológicas. Aprendizagem.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a produção acadêmica sobre a utilização dos exergames nas aulas de Educação Física Escolar. Utilizou-se uma revisão sistemática qualitativa para a obtenção dos artigos selecionados. Foram encontrados treze trabalhos indexados nas bases de dados Medline, Lilacs, Scielo e DOAJ. Constatou-se que os exergames são uma alternativa viável para o campo educacional e podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, quando aliados a atividades em ambiente real podem motivar os alunos e aumentar o nível de atividade física. Entretanto, observamos limitações metodológicas que comprometem a validade dos achados apresentados. Reforçamos a necessidade de mais pesquisas que busquem avaliar criticamente as potencialidades pedagógicas de tais equipamentos na Educação Física Escolar.

 

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Biografia do Autor

João Gabriel Eugênio Araújo, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Instituto Federal de Pernambuco - IFPE.

Professor do Instituto Federal de Pernambuco - IFPE - Campus Afogados da Ingazeira. 

Mestrando em Ciências pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. 

Cleyton Batista de Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Mestre em Ciências pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF.

Diego Luz Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física Universidade Federal do Vale do São Francisco PPGEF - UNIVASF.

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Publicado

2017-06-21

Como Citar

ARAÚJO, J. G. E.; SOUZA, C. B. de; MOURA, D. L. EXERGAMES NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 529–542, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.65330. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/65330. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais