O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE MUNICIPAL DE BARUERI: AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES

Autores

  • Lidiane Marani Universidade São Judas Tadeu
  • Luiz Sanches Neto Universidade São Judas Tadeu
  • Elisabete dos Santos Freire Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.65265

Palavras-chave:

Educação Física e Treinamento. Educação. Currículo. Docentes.

Resumo

O objetivo deste estudo foi conhecer as percepções dos professores de Educação Física do município de Barueri-SP sobre o plano de referência do componente curricular e sua implementação. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e 14 professores foram entrevistados, sendo analisado o conteúdo dessas entrevistas. Foi possível compreender que os professores são favoráveis à existência do currículo comum que uniformiza a prática pedagógica, mas anseiam por alguma flexibilidade para adequá-lo às suas concepções e às características dos estudantes. Eles criticam a concepção, a organização dos conteúdos e, principalmente, a implementação do currículo. Tensões e conflitos na construção curricular foram identificadas, assim como a interdependência entre as dimensões do currículo. Assim, transforma-se o professor pela interferência do currículo oficial e transforma-se o currículo pela ação do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Marani, Universidade São Judas Tadeu

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Rio Claro (2007), Pós-graduação em Educação Física para a educação infantil e os primeiros cinco anos do ensino fundamental pela PUC-SP (2009). Atualmente é mestranda em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (linha de pesquisa: Educação Física, Escola e Sociedade). É professora efetiva de Educação Física e Projeto Natação na rede pública de ensino (prefeitura municipal de Barueri). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar.

Luiz Sanches Neto, Universidade São Judas Tadeu

Atualmente é professor orientador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu (USJT). Cursou Bacharelado em Educação Física (1994-98) e Licenciatura em Educação Física (1997-99), ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Possui Mestrado em Educação Física Escolar (2000-3) e Doutorado em Formação Profissional no Campo de Trabalho da Educação Física (2011-14), ambos pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foi pesquisador visitante na Université de Montréal, Québec, Canadá (2013-14) com projeto de Doutorado financiado pela FAPESP. É professor no curso de Pós-Graduação em Docência para a Educação Profissional no Centro Universitário Senac e leciona também nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física na Faculdade das Américas (Fam) e Universidade Guarulhos (UnG). Tem experiência como professor titular da Rede Municipal de Educação Básica de São Paulo (2002-7) e coautor da Proposta Curricular de Educação Física da Rede Estadual Paulista (2007-8). Pesquisa e leciona temas relacionados à: sistematização de princípios curriculares, narrativas (auto)biográficas, práticas colaborativas e o processo de formação permanente de professores de Educação Física. Participa de núcleos de pesquisa sobre currículo (GEPEFEC) na USJT, formação profissional (NEPEF-FPCT, campus Rio Claro-IB) e escolarização (Gefesc, campus Bauru-FC) na Unesp, da rede internacional de pesquisa SINC - Special Interest Network on Complexity, e do grupo autônomo de Professores-Pesquisadores de Educação Física desde 2005: http://br.groups.yahoo.com/group/professorespesquisadores. Também é membro da AERA - American Educational Research Association - e do ISATT - International Study Association on Teachers and Teaching - desde 2011.

Elisabete dos Santos Freire, Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade São Judas Tadeu

Possui Licenciatura (1990) e Mestrado (1999) em Educação Física  pela Universidade de São Paulo e Doutorado (2012) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como Professora no Curso de Educação Física  da Universidade São Judas Tadeu e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atuou também por 10 anos com o Ensino da Educação Física na Escola, trabalhando nos diferentes níveis de ensino da Educação Básica e tem como principal área de pesquisa a construção do currículo da Educação Física. Nos últimos anos tem se dedicado a investigar a presença de  conteúdos atitudinais nas aulas de Educação Física e as relações entre mídia, educação física e esporte.

Downloads

Publicado

2017-03-29

Como Citar

MARANI, L.; SANCHES NETO, L.; FREIRE, E. dos S. O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE MUNICIPAL DE BARUERI: AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 249–264, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.65265. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/65265. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais