AS CRENÇAS DE GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O ENSINO DOS ESPORTES

Jeferson Rodrigues de Souza, Vinicius Zeilmann Brasil, Filipy Kuhn, Thais Emanuelli da Silva de Barros, Valmor Ramos

Resumo


O objetivo deste estudo foi analisar as crenças de graduandos em Educação Física sobre o ensino dos esportes. Realizou-se uma pesquisa qualitativa com quatro graduandos do primeiro ano do curso de Educação Física. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, observação sistemática e procedimentos de estimulação de memória. Os resultados indicaram que os graduandos privilegiaram as tarefas de ensino analíticas com ênfase nos aspectos motores, bem como o predomínio de intervenções verbais do tipo prescritivo, avaliativo simples e descritivo. Conclui-se que os graduandos ingressaram na universidade com um conjunto de crenças sobre o ensino que representam estruturas coerentes de ação, semelhantes a modelos de ensino direto.

 


Palavras-chave


Ensino. Crenças. Docentes. Formação profissional.

Texto completo:

PDF-POR


DOI: http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.64032

 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
Telefone: 51 33085882 | Fax: 51 33085811
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                                      

 

Apoio