NA ESCOLA, COM A ESCOLA INCORPORADA: PESQUISANDO O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO PESSOAL SOBRE O CORPO NO RECREIO E EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA POR MEIO DE UM EXERCÍCIO DE TRIETNOGRAFIA

Autores

  • Lucio Martinez-Alvarez Universidad de Valladolid. Facultad de Educación de Palencia, España.
  • Alfonso García-Monge Universidad de Valladolid
  • Nicolás Julio Bores-Calle Universidad de Valladolid

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.52310

Palavras-chave:

Socialização. Etnografia. Corpo. Narrativas pessoais.

Resumo

Por meio de uma “trietnografia”, três docentes comparam a escola que frequentaram na infância com uma observada atualmente e com o que entendem como escola ideal. Em torno de duas situações de uma jornada escolar (o recreio e a aula de Educação Física) identificaram as diferentes presenças do corporal na escolarização. Este triplo contraste entre memória, presente e ideal permite refletir sobre a escolarização do corpo em um sistema que evolui e que os autores procuram superar. A partir da narrativa etnográfica interpretativa, o objetivo deste texto é apresentar novos relatos pessoais que tratem de temas como o recreio como sistema de coerção e compensação, com códigos alheios aos professores e influenciado por práticas sociais extraescolares; as oportunidades de atender às pessoas de maneira global nas aulas de Educação Física e de que todos os alunos avancem no desenvolvimento de seu potencial motor e na aceitação da sua realidade física e da dos outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucio Martinez-Alvarez, Universidad de Valladolid. Facultad de Educación de Palencia, España.

Profesor del Area de Didáctica de la Expresión Corporal en la Facultad de Educación de Palencia, Universidad de Valladolid, España.

Alfonso García-Monge, Universidad de Valladolid

Departamento de Didáctica de la Expresión Corporal

Nicolás Julio Bores-Calle, Universidad de Valladolid

Departamento de Didáctica de la Expresión Corporal

Publicado

2015-12-11

Como Citar

MARTINEZ-ALVAREZ, L.; GARCÍA-MONGE, A.; BORES-CALLE, N. J. NA ESCOLA, COM A ESCOLA INCORPORADA: PESQUISANDO O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO PESSOAL SOBRE O CORPO NO RECREIO E EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA POR MEIO DE UM EXERCÍCIO DE TRIETNOGRAFIA. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 143–156, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.52310. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/52310. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais