JOGANDO COM AS VIOLÊNCIAS NO ESPORTE DE LAZER: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE O ‘GURI’ E O ‘NEGO VÉIO’ DA VÁRZEA

Autores

  • Mauro Myskiw Departamento de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Flávio Py Mariante Neto Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano. Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marco Paulo Stigger Departamento de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.47463

Palavras-chave:

Esporte. Lazer. Violência. Etnografia.

Resumo

Este trabalho se insere nos debates sobre a diversidade de significados dos esportes nas situações de lazer em contextos urbanos. Resulta de uma pesquisa etnográfica multilocalizada desenvolvida num grande circuito de 'futebol varzeano' da cidade de Porto Alegre, que representa uma importante configuração de lazer. O objetivo foi compreender as dinâmicas de constituição das noções de violência nessa esfera de lazer, tendo como enfoque analítico dois 'personagens empíricos': o 'guri' e o 'nego véio da várzea'. Esse empreendimento é efetivado num debate com a teoria elisiana em relação à violência e à busca da excitação agradável nas práticas miméticas do esporte. Ao final, apontamos dois aspectos como contribuições para os estudos do lazer: a existência de violências desagradáveis que não representam rupturas, mas que 'fazem parte' do contexto mimético, apontadas como desproporcionalidades; a vivência da tensão-excitação agradável não apenas num nível ótimo, mas também nos deslizamentos emocionais entre distintos equilíbrios de tensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Myskiw, Departamento de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999), mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado

2015-08-24

Como Citar

MYSKIW, M.; MARIANTE NETO, F. P.; STIGGER, M. P. JOGANDO COM AS VIOLÊNCIAS NO ESPORTE DE LAZER: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE O ‘GURI’ E O ‘NEGO VÉIO’ DA VÁRZEA. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 889–902, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.47463. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/47463. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais