COPA DO MUNDO E CERVEJA: IMPACTOS INTANGÍVEIS DE UM MEGAEVENTO

Autores

  • Liana Abrão Romera Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.39786

Palavras-chave:

megaevento, copa do mundo, cerveja

Resumo

A realização de megaeventos esportivos no Brasil tem motivado mudanças em vários âmbitos sociais, além de promover alterações na legislação. As exigências da Federação Internacional de Futebol Association (FIFA) desconsideram conquistas referentes às políticas do álcool e sobre violência nos estadios, estreitando o vínculo entre cerveja e futebol. Considerando as  consequências negativas da concessão da venda e consumo de cerveja nos estádios e a publicidade de cerveja envolvendo a Copa do Mundo, este artigo  discute  impactos intangíveis da Copa do Mundo de 2014. Sinaliza  aumento do numero de consumidores de cerveja em conseqüência da Lei Geral da Copa,  ressaltando os aspectos negativos para a sociedade.

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Biografia do Autor

Liana Abrão Romera, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada em Pedagogia e Educação Física tem Especialização em Estudos do Lazer, Mestrado e Doutorado em Educação Física pela UNICAMP.  docente da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e Formadora do PELC/CNPQ Programa Esporte e Lazer da Cidade junto ao Ministério do Esporte. Líder do Grupo de Pesquisa Andaluz/CNPq coordena pesquisas sobre a relação lazer juventude e uso de drogas

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Publicado

2014-02-26

Como Citar

ROMERA, L. A. COPA DO MUNDO E CERVEJA: IMPACTOS INTANGÍVEIS DE UM MEGAEVENTO. Movimento, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 775–798, 2014. DOI: 10.22456/1982-8918.39786. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/39786. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios