GESTÃO DA VIDA A PARTIR DO ESPORTE E LAZER EM GRIGNY CENTRE – FRANÇA

Autores

  • José Damico FURG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.29826

Palavras-chave:

Juventude. Violência. Políticas de segurança pública. Governamentalidade. Esporte/lazer.

Resumo

O artigo é parte de uma tese de doutorado que analisou determinadas formas de governamento da juventude através do esporte e do lazer em Grigny Centre (súburbio de Paris). A abordagem situa-se na interface dos estudos de gênero e da antropologia política, as perspectivas que propõem uma aproximação crítica com a teorização foucaultiana. Constituíram fontes de pesquisa: documentos de imprensa; anotações das recordações de campo e entrevistas. Os materiais foram analisados na perspectiva da análise cultural. As ações de prevenção dirigidas à juventude pobre na periferia de Paris que utilizam o esporte e lazer prescrevem normas e representações de condutas juvenis consideradas adequadas.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Damico, FURG

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), Doutorado em cotutela entre UFRGS/PPGEDU e Université Paris 8. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID). Professor do Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva (UFRGS), Professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (UFRGS) .Tem experiência na área de Saúde Coletiva, avaliação de políticas, lazer e violência, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, saúde mental coletiva, psicanálise, medicalização, corpo, gênero, raça/etnia, lazer e juventude. É membro do Fórum Nacional de Medicalização da Educação e da Sociedade. É membro do Observatório Internacional das Cidades Periféricas (Université Paris 8). Coordenador da Residência em Saúde Mental Coletiva (IP - UFRGS). Coordenador Adjunto da Rede Multicêntrica (IP-UFRGS).

Downloads

Publicado

2012-10-31

Como Citar

DAMICO, J. GESTÃO DA VIDA A PARTIR DO ESPORTE E LAZER EM GRIGNY CENTRE – FRANÇA. Movimento, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 11–31, 2012. DOI: 10.22456/1982-8918.29826. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/29826. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais