O FEMININO E O MASCULINO NA DANÇA: DAS ORIGENS DO BALÉ À CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Marília Del Ponte de Assis Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria do Carmo Saraiva Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.29077

Palavras-chave:

Dança. Gênero. Estudos Culturais.

Resumo

O objetivo desse trabalho foi efetuar uma reflexão sobre as representações do feminino e do masculino na dança cênica ocidental, das origens do balé à contemporaneidade. Buscou-se compreender alguns momentos de transição quanto aos papéis sexuais, em disputas e reciprocidades apresentadas no palco e, por vezes, fora dele. O suporte teórico dos Estudos Culturais foi utilizado no estudo da dança, enquanto uma prática cultural, incluindo também como "textos" os corpos em movimento; isso possibilitou uma melhor compreensão da codificação de estilos de dança, que comunicam, expressam e transformam representações associadas ao feminino e ao masculino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Del Ponte de Assis, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (bolsista CAPES); Especialista em Dança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Especialista em Ginástica Rítmica pela Universidade Norte do Paraná; Graduada em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Membro do Grupo de Estudos de Gênero e Dança (GEDA/UFSC).

Maria do Carmo Saraiva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa (Bolsista CNPq). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Centro de Desportos - Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Grupo de Estudos de Gênero e Dança (GEDA/UFSC).

Downloads

Publicado

2013-01-22

Como Citar

ASSIS, M. D. P. de; SARAIVA, M. do C. O FEMININO E O MASCULINO NA DANÇA: DAS ORIGENS DO BALÉ À CONTEMPORANEIDADE. Movimento, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 303–323, 2013. DOI: 10.22456/1982-8918.29077. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/29077. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios