A DANÇA COMO PRODUTO À VENDA EM CASAS NOTURNAS: UM MAPEAMENTO DO TERRENO MERCADOLÓGICO

Autores

  • Eliane Regina Crestani Tortola UEM
  • Larissa Michelle Lara Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.19999

Palavras-chave:

Dança, Atividades de Lazer, Antropologia

Resumo

O estudo, orientado pela etnografia multissituada, problematiza as relações sociais estabelecidas no contexto de casas noturnas na cidade de Maringá-PR de modo a identificar como a dança é apropriada nesses espaços e se os frequentadores a identificam como principal atrativo de consumo. Os resultados atentam para a presença da dança na maioria dos espaços urbanos de lazer noturno investigados e para sua prática alienada, reforçada, muitas vezes, pelas músicas midiáticas e consumo etílico, intensificados pelas investidas da indústria da diversão.

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Biografia do Autor

Eliane Regina Crestani Tortola, UEM

Professora efetiva do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás. Mestre em Educação Física UEM/UEL. Especialista em Teoria histórico cultural DPI/UEM. Graduação em Educação Física UEM. Membro do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (CNPq).

Larissa Michelle Lara, Universidade Estadual de Maringá

Professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Educação
(UNICAMP). Líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (CNPq).

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Publicado

2011-05-15

Como Citar

TORTOLA, E. R. C.; LARA, L. M. A DANÇA COMO PRODUTO À VENDA EM CASAS NOTURNAS: UM MAPEAMENTO DO TERRENO MERCADOLÓGICO. Movimento, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 137–154, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.19999. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/19999. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

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