1.1 Periódico de acesso livre

A revista Movimento oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação dos trabalhos dos(as) autores(as). Para maiores informações sobre esta abordagem, visite o Public Knowledge Project, que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa e que distribui o Open Journal Systems (OJS), assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

1.2 Escopo

A revista Movimento é uma publicação de acesso aberto da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que tem por objetivo divulgar a produção científica nacional e internacional, sobre temas relacionados à Educação Física, no que tange aos seus aspectos pedagógicos, históricos, políticos e culturais.

Nessa perspectiva, o periódico recebe, avalia e publica manuscritos que problematizem os fenômenos e os temas investigados, tendo como fundamentos teóricos, metodológicos, analíticos e interpretativos aqueles oriundos das Ciências Humanas e Sociais.

O periódico aceita manuscritos originais nos idiomas português, espanhol, inglês e francês.

1.3 Seções

A revista Movimento é composta pelas seguintes seções:

Em Foco: seção dedicada à mobilização de debates em torno de temas internacionalmente relevantes induzidos pela Comissão Editorial ou formalmente propostos por pesquisadores(as) consolidados(as) na área. Uma vez definida/aprovada a proposta de seção, o(a) editor(a) convidado(a) será designado(a) como responsável pela organização do processo de avaliação dos manuscritos de acordo com os critérios e os regramentos estabelecidos pela revista Movimento. Cada seção terá, no máximo, 8 manuscritos de autores(a)s vinculados(as) majoritariamente a instituições estrangeiras. Os textos deverão ser publicados em inglês e, simultaneamente, em português ou em um dos outros dois idiomas aceitos pela Movimento: espanhol e francês.

Temas polêmicos: seção pela qual a revista Movimento se propõe a manter um diálogo constante com a comunidade científica na qual está integrada, oportunizando a atualização de debates do momento e induzindo reflexões afetas à sua área de conhecimento específica. A Comissão Editorial se reserva o direito de convidar autores(as) para publicarem nessa seção, assim como se propõe a estimular a participação de outros(as) que, porventura, queiram adentrar nos debates. Assim como na seção Em Foco, esses artigos passarão pelo crivo da própria Comissão Editorial.

Artigos originais: trabalhos resultantes de pesquisa científica apresentando dados originais e achados que tenham relação com aspectos experimentais e/ou observacionais de característica filosófica, histórica, sociocultural e pedagógica, que inclua análise descritiva e/ou inferências sustentadas em dados próprios. Sua estrutura deve atender a um formato reconhecido na área de conhecimento específica (Educação Física na interface com as Ciências Humanas e Sociais) e deve conter seções e subseções que guardem relação com os seguintes itens: Introdução; Bases Teóricas; Decisões Metodológicas; Análise; Discussão; Conclusão.

Ensaios: seção destinada a artigos de revisão e/ou reflexão teórico-conceitual sobre um determinado tema escritos a partir da experiência autoral do(a) ensaísta. Os textos devem problematizar as compreensões já consolidadas no campo científico e apontar interpretações ainda não vislumbradas, sem necessariamente recorrer à revisão de literatura ou à produção de empiria.

Observação: As seções “Em Foco” e “Temas Polêmicos” terão sua publicação conforme decisão da Comissão Editorial.

1.4 Compromissos com a Ciência Aberta

A revista Movimento manifesta seu alinhamento com o modus operandi da ciência aberta que está expresso em três pilares:

- na atualização das políticas editoriais realizadas em 2020 constantes nesta seção de Instruções aos/às Autores/as;

- nos processos de gestão de manuscritos com a introdução da seção "Notas Editoriais" ao final de cada artigo, informando e detalhando o tipo de Licença de Uso (Creative Commons), a declaração de não haver Conflito de Interesses, a Contribuição de cada autor/a no artigo, o financiamento recebido ou não, a existência e descrição de parâmetros adotados na questão de ética na pesquisa, a responsabilidade editorial especificando os/as editores/as envolvidos no fluxo editorial de cada artigo;

- na disseminação e no marketing: divulgação da produção e atividades da revista Movimento nas redes sociais já instituídas e em pleno funcionamento no Instagram, Facebook e Twitter, com o objetivo de interagir com a comunidade acadêmica e, principalmente, não acadêmica.

A adoção de demais práticas da ciência aberta (preprints, abertura de pareceres, e de dados brutos de pesquisa) está no horizonte e será tratado pelo Comitê Editorial e em sintonia com demais periódicos da área de Educação Física.

1994 - Anual
1995-2001 - Semestral
2002 - 2008 - Quadrimestral
2009 -2018 - Trimestral
2019 - Publicação contínua

Permutas revista Movimento

A revista Movimento não trabalha com assinaturas. A permuta é bem vinda desde que as revistas sejam de assuntos afins. Enviar solicitação para: movimento@ufrgs.br

Exemplares Anteriores : de acordo com a disponibilidade. Enviar solicitação do fasciculo, volume, ano para: movimento@ufrgs.br

Fontes de Apoio

A revista Movimento é apoiada pela PROPESQ/UFRGS, através do Programa de Apoio a Editoração de Periódicos, pelo Governo Federal através do Ministério do Esporte e pelo CNPq .