Contribuições de Francisco Varela ao estudo da aprendizagem inventiva em sala de aula

Autores

  • Regina Orgler Sordi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Helena De-Nardin Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.9918

Palavras-chave:

Aprendizagem, Sala de aula, Atenção recognitiva/inventiva

Resumo

Este artigo se propõe a fazer um percurso pelas contribuições de Francisco Varela sobre o funcionamento e a aprendizagem da atenção. As autoras discutem as vicissitudes das aprendizagens recognitiva e inventiva e os tipos de atenção que acompanham essas concepções sobre o aprender. Exploram o conceito vareliano de breakdown para discutir as práticas de sala de aula não mais marcadas pela atenção focalizada - característica do modo de atencional da contemporaneidade - mas uma atenção consciente, marcada pelo continuum esperar-esticar, fixar-romper, atender-desatender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Orgler Sordi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga, Dra. em Educação/FACED-UFRGS, prof. do Instituto de Psicologia da UFRGS Endereço para correspondência: Rua Ramiro Barcelos, 2600, térreo, sala 13B CEP: 90035-003 – Porto Alegre, RS

Maria Helena De-Nardin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagoga, Mestre em Psicologia Social/PPGPSI/UFRGS Endereço para correspondência: Rua Ervino Heemann, 245 CEP: 95900-000 – Lageado, RS

Downloads

Publicado

2010-03-05

Como Citar

SORDI, R. O.; DE-NARDIN, M. H. Contribuições de Francisco Varela ao estudo da aprendizagem inventiva em sala de aula. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1982-1654.9918. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9918. Acesso em: 29 mar. 2024.