Abordagem da enação no campo da Deficiência Visual

Autores

  • Virgínia Kastrup Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Filipe Herkenhoff Carijó Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Clara de Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.9605

Palavras-chave:

enação, Varela, deficiência visual, tecnologias de substituição sensorial

Resumo

É freqüente encontrar nos textos sobre deficiência visual a afirmação de que os cegos enfrentam grandes dificuldades, pois 80% das informações acerca do mundo externo nos chegam através da visão. A partir desta afirmação, supostamente fundada em estudos científicos de última geração, os cegos conheceriam em torno de 20% do mundo real. Este trabalho procura fazer a análise crítica dessas colocações, apontando que elas estão longe do consenso e da evidência científica. Ao contrário, caracterizam uma certa abordagem da cognição - a abordagem cognitivista - que é pautada na teoria da informação e, em última análise, no modelo da representação, que vem sofrendo fortes questionamentos nas últimas décadas. Lançaremos mão das críticas de Varela ao cognitivismo computacional, que trazem à cena tanto a auto-produção do sistema cognitivo, quanto o co-engendramento do sistema e do domínio cognitivo da percepção e da ação. Discutiremos a contribuição da abordagem da enação a partir de estudos sobre sistemas de substituição sensorial e procuraremos examinar o problema da ausência da visão no contexto do que Belarmino (2004) chamou de paradigma visuocêntrico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgínia Kastrup, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia e Professora do programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Filipe Herkenhoff Carijó, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Aluno do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Maria Clara de Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Aluna do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Downloads

Publicado

2010-03-05

Como Citar

KASTRUP, V.; CARIJÓ, F. H.; DE ALMEIDA, M. C. Abordagem da enação no campo da Deficiência Visual. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1982-1654.9605. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9605. Acesso em: 28 mar. 2024.