Um estudo teórico sobre a noção de corpo: articulações com Merleau-Ponty e Francisco Varela

Autores

  • Laura Pozzana de Barros UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.9336

Palavras-chave:

Corpo, Fenomenologia, Experiência, Merleau-Ponty, Francisco Varela

Resumo

Este artigo é um estudo teórico sobre a noção de corpo no âmbito da filosofia e das ciências da cognição, com Maurice Merleau-Ponty e Francisco Varela. Trata-se de uma perspectiva que busca fortalecer pesquisas e práticas que lidam com o corpo numa tomada não dualista mente-corpo, eu-mundo. Com Merleau-Ponty começamos explicitando que é pela via da experiência que o autor procura fugir do dualismo mente-corpo tão instituído em nossa cultura ocidental. Depois, apresentamos o seu conceito de corpo próprio, entendido como o corpo vivido, o que o diferencia dos objetos da ciência. Na segunda parte, o problema mente-corpo será retomado a partir da perspectiva do biólogo chileno Francisco Varela, ressaltando que é a tomada de posição cartesiana que exclui o corpo do estudo da cognição. Desenvolvemos o conceito de corpo presente, que implica a concepção da mente corporificada, e não considerada abstratamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Pozzana de Barros, UFRJ

Nascida em 1974 no Rio de Janeiro, Laura Pozzana de Barros, começou seu cultivo profissional estudando design, em Florença, Itália, Accademia Cappiello, 1993. Desde 1997 frequenta o Sistema Rio Aberto – escola para o desenvolvimento humano, onde formou-se como instrutora, em 2001. Inclinada às questões das ciências humanas graduou-se em psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004. Fez-se mestre em psicologia pela Universidade Federal Fluminense - área de concentração: Subjetividade e Clínica, 2006. Hoje é doutoranda na UFRJ.

Downloads

Publicado

2010-03-05

Como Citar

POZZANA DE BARROS, L. Um estudo teórico sobre a noção de corpo: articulações com Merleau-Ponty e Francisco Varela. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1982-1654.9336. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9336. Acesso em: 29 mar. 2024.