Ambientes, objetos e dialogicidade: uma estratégia de ensino superior em heurísticas e metaheurísticas

Autores

  • André Zanki Cordenonsi Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.8246

Palavras-chave:

1. Computador na educação – Ambiente de aprendizagem – Ambiente virtual. 2. Pesquisa-ação – Educação. 3. Heurística. 4. Metaheurística. 5. AMEM I. 6. Freire, Paulo.

Resumo

O ensino de heurísticas e metaheurísticas é disperso na estrutura educacional superior brasileira em disciplinas da graduação e pós-graduação. De acordo com o plano de ensino do professor e sua concepção pedagógica, estas disciplinas podem ser centradas em aspectos práticos, com exemplos reais, ou focalizar as estruturas matemáticas que dão suporte à teoria e concepção dos modelos que são debatidos na literatura. No decorrer desta tese, é apresentada uma metodologia dialógica-problematizadora que, através da concepção, desenvolvimento e teste de duas ferramentas tecnológicas (o ambiente virtual de aprendizagem AMEM – Ambiente Multimídia para Educação Mediada por Computador e o objeto de aprendizagem LOBO – Learning Object Based on Optimization), busca uma forma inovadora de discutir os algoritmos heurísticos e metaheurísticos em torno de um problema comum, através de práticas baseadas no diálogo e instigando os alunos a buscar as respostas para os problemas que são apresentados aos mesmos. Concebida como uma proposta para dinamizar o ensino superior de heurísticas e metaheurísticas, esta tese apresenta a metodologia pedagógica, o ferramental tecnológico desenvolvido e, em sua última parte, uma aplicação real destas em uma disciplina de graduação. Considerando as questões de pesquisa previamente definidas na Matriz Dialógica-Problematizadora, é possível concluir que há muito trabalho ainda a percorrer para romper o ciclo positivista que pode agir como um inibidor de novas práticas, servindo como um ponto de apoio aos alunos que, acostumados ao ato de ouvir em uma sala de aula, não se sentem à vontade em agir. A utilização de ferramentas que permitam criar um espaço dialógico e questionador, como o AMEM e o LOBO, pode contribuir para quebrar este estigma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2008-04-22

Como Citar

CORDENONSI, A. Z. Ambientes, objetos e dialogicidade: uma estratégia de ensino superior em heurísticas e metaheurísticas. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/1982-1654.8246. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8246. Acesso em: 28 mar. 2024.