Assonâncias de silêncios – entre a palavra pênsil e a escuta porosa

Autores

  • Maria Raquel da Silva Stolf Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.8097

Resumo

O presente texto busca investigar o processo de criação de uma proposição artística que estou desenvolvendo desde 2007: o CD de áudio “Assonâncias de silêncios”. Este CD agrupa uma coleção de silêncios, sendo que o trabalho faz parte de minha pesquisa de doutorado, em que venho desenvolvendo investigações teóricas interseccionais à produção de proposições que utilizam o som, concatenando proposições sonoras que possuem várias versões, podendo ser desdobradas em instalações, ações, intervenções e vídeos. A partir de reflexões acerca de conceitos de silêncio, de uma escrita que leva em conta camadas de silêncio (palavra pênsil) e de relações entre os conceitos de assonância e repetição, indaga-se se estes conceitos transitam semanticamente na própria escuta. Deste modo, investiga-se o silêncio enquanto interrupção de sentido, o silêncio como ruído e um silêncio acústico: o silêncio como um meio para tentar começar a escutar, um silêncio que depende de quem ouve e escuta, pendente numa espécie de escuta porosa.

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Publicado

2008-12-08

Como Citar

STOLF, M. R. da S. Assonâncias de silêncios – entre a palavra pênsil e a escuta porosa. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1982-1654.8097. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8097. Acesso em: 16 abr. 2024.