TECNOLOGIAS MÓVEIS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: IMPACTOS NAS PRÁTICAS DOCENTES E DISCENTES
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.64225Palavras-chave:
Tecnologias móveis, Redes sociais., Tecnologias e educaçãoResumo
Objetiva-se analisar impactos das Tecnologias Móveis Digitais de Informação e Comunicação, nos anos finais do ensino fundamental, de escolas públicas de um município do Vale do Aço. Trata-se de uma pesquisa de campo, fomentada pela FAPEMIG, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. Envolveu quatrocentos e sessenta e nove participantes, professores e alunos. Utilizou-se como instrumento um questionário online e impresso. Os dados da pesquisa apontaram para o protagonismo juvenil nas redes sociais, sendo o facebook o primeiro no ranking de interesse. Os dados revelam, também, que discussões sobre o uso das tecnologias como objeto e estudo e como ferramenta para aprender estão ausentes das práticas pedagógicas. Concluiu-se que as tecnologias digitais são subutilizadas, uma vez que não há integração com o currículo, nem tampouco há propostas de atividades colaborativas e interativas para os alunos.Downloads
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