De espectador à produtor de imagens: seguindo pistas do trabalho com stop motion na Educação

Autores

  • Aline Verissimo Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Angela Medeiros Santi Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Aurelia Navarro de A. C. Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.46499

Palavras-chave:

Imagem e Educação, Fotografia e Educação, Stop Motion e Educação, Walter Benjamin

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de experiências com a técnica de animação em stop motion em cursos de formação de professores. As potencialidades da utilização da técnica em contexto educacional são analisadas à luz dos trabalhos de Walter Benjamin, Roland Barthes, Vanessa Schwartz e Jeannene M. Przybyski, entre outros, sobre fotografia, cinema e a imagem na modernidade. São discutidos o surgimento da figura do espectador na modernidade e os impactos da fotografia na subjetividade, na percepção do tempo e da realidade, bem como os conceitos benjaminianos de inconsciente ótico, montagem e imagem dialética. O trabalho discute como a utilização da técnica do stop motion pode favorecer a passagem dos sujeitos da condição de espectadores para a de produtores de imagens, permitindo outra compreensão e tomada de consciência dos usos e sentidos das imagens na cultura contemporânea e em contexto digital, bem como outras experiências de tempo e subjetivação na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Verissimo Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta de Psicologia da Educação do Departamento de Fundamentos da Educação da UFRJ.

Angela Medeiros Santi, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta de Filosofia da Educação do Departamento de Fundamentos da Educação da UFRJ.

Aurelia Navarro de A. C. Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação.

Downloads

Publicado

2014-12-28

Como Citar

MONTEIRO, A. V.; SANTI, A. M.; FERREIRA, A. N. de A. C. De espectador à produtor de imagens: seguindo pistas do trabalho com stop motion na Educação. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.46499. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46499. Acesso em: 28 mar. 2024.