Tecnologia assistiva de baixo custo no atendimento de alunos com deficiência física
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.43429Palavras-chave:
Tecnologia assistiva. Comunicação suplementar e alternativa. InclusãoResumo
O objetivo deste trabalho foi inserir recursos e procedimentos da tecnologia assistiva no atendimento de alunos com deficiência física. Participaram dois alunos com idades entre 17 e 19 anos, com diagnóstico de encefalopatia crônica não progressiva, sem alterações cognitivas, auditivas e visuais, sem linguagem oral. Os alunos frequentam sala de recurso multifuncional, atendimentos fonoaudiológicos e musicoterapia em um Núcleo de Apoio Integrado ao Atendimento Educacional Especializado. A coleta ocorreu no período de julho a dezembro de 2012. As etapas da pesquisa foram divididas em cinco procedimentos: 1- Uso de acionadores e mouses adaptados; 2- Uso de teclados adaptados; 3- Confecção de pranchas de comunicação suplementar e alternativa; 4- Utilização da prancha em ambientes naturais e 5- Capacitação dos familiares para o uso dos recursos. Os resultados indicaram que os recursos da TA possibilitaram aos alunos maior independência comunicativa, assim como possibilidades de interação com o contexto social, familiar e escolar.Downloads
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Publicado
2013-12-22
Como Citar
SAMESHIMA, F.; SILVA, F.; LIMA, N.; GONÇALVES, F. Tecnologia assistiva de baixo custo no atendimento de alunos com deficiência física. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 16, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/1982-1654.43429. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43429. Acesso em: 19 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos