Experimentações coletivas por entre poesias, fotografias e ventos-áfricas

Autores

  • Alik Wunder Universidade Estadual de Campinas
  • Alda Romaguera FACP - Paulínia

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.38482

Palavras-chave:

Fotografia, Poesia, Gilles Deleuze, Experimentação, Criação Coletiva

Resumo

Esse artigo quer discutir as potencialidades políticas e poéticas da fotografia e da escrita para a educação, a partir das oficinas de experimentações coletivas do Projeto Fabulografias em áfricas-cartões-postais. Busca por uma política visual, que conceba a imagem não como representação intacta de uma certa visibilidade, mas como possibilidades de criação de novas visualidades, na aproximação com a arte. Aposta na composição entre a criação do pensamento e da arte, como forma de potencializar conversas na área da educação e estudos da escrita e imagem, tendo os pensamentos de Gilles Deleuze como principais movimentadores teóricos. Assume as linguagens visuais e verbais como experimentação coletiva na educação, propondo a mixagem entre palavras, imagens e culturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alik Wunder, Universidade Estadual de Campinas

é professora na PUC-Campinas e na Faculdade de Educação - Unicamp, é pesquisadora do Laboratório de Estudos Audiovisuais OLHO (FE - Unicamp) e do grupo de pesquisa "Multitão Prolifer-artes" (Labjor- Unicamp) e coordena o projeto de pesquisa "In-ventos por entre áfricas, literaturas e imagens" na FE – Unicamp

Alda Romaguera, FACP - Paulínia

é professora na FACP - Paulínia, e UNIVÁS – Pouso Alegre, MG; é pesquisadora do Laboratório de Estudos Audiovisuais OLHO (FE - Unicamp) e do grupo de pesquisa "Multitão Prolifer-artes" (Labjor- Unicamp), participa do projeto de pesquisa "In-ventos por entre áfricas, literaturas e imagens" e elabora oficinas no projeto “Kalli(fabulo)grafias: imagens e escritas a se desenhar”, que propõe um tipo de arte visual com/por fabulosas grafias que se desenham poemas.

Downloads

Publicado

2014-12-28

Como Citar

WUNDER, A.; ROMAGUERA, A. Experimentações coletivas por entre poesias, fotografias e ventos-áfricas. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.38482. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/38482. Acesso em: 16 abr. 2024.