O ciclo inventivo da imagem

Autores

  • Virginia Kastrup Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Filipe Herkenhoff Carijó Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Clara de Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.29086

Palavras-chave:

Simondon, imaginação e invenção, cognição autopoiática

Resumo

O objetivo do artigo é expor e discutir algumas das principais idéias desenvolvidas por Gilbert Simondon em seu livro Imagination et invention (2008). Simondon define imaginação e invenção a partir de uma concepção dinâmica da imagem. Para ele, imagem e invenção não se equivalem, mas formam um ciclo, que consiste em um incessante processo de transdução, composto por quatro fases distintas: imagem motora, imagem perceptiva, imagem a posteriori ou símbolo e invenção. A partir da idéia da invenção como a última fase do ciclo da imagem, destacamos a referência a uma causalidade circular, que leva ao questionamento da dicotomia entre imagem material e imagem mental, que passam a ser consideradas como fases de um mesmo processo transdutivo. Em seguida, analisamos as ressonâncias entre a concepção de Simondon e o conceito de cognição inventiva (Kastrup, 2007).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virginia Kastrup, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição, invenção, produção da subjetividade, aprendizagem, atenção, arte e deficiência visual.Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia Geral e Experimental.

Filipe Herkenhoff Carijó, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Atua nas áreas de percepção e cognição.

Downloads

Publicado

2012-08-05

Como Citar

KASTRUP, V.; CARIJÓ, F. H.; DE ALMEIDA, M. C. O ciclo inventivo da imagem. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1982-1654.29086. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/29086. Acesso em: 29 mar. 2024.