Estudo de Caso com Estudante com Espinha Bífida e o Uso do Sistema Tutorial Inteligente

Autores

  • Tania Elisa Seibert Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
  • Lorenzo Moreno Ruiz Universidade de La Laguna
  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
  • Vanesa Muñoz Cruz Universidade de La Laguna

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.22863

Palavras-chave:

Espinha Bífida. Conceitos lógico-matemáticos. Sistema tutorial inteligente. Inclusão.

Resumo

Este trabalho é um recorte da pesquisa conjunta entre o Grupo de Estudos Curriculares em Educação Matemática (GECEM) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, Rio Grande do Sul e o grupo de Tecnologias Educativas da Universidade de La Laguna (ULL), Tenerife, Espanha, fruto do convênio de colaboração científica entre essas universidades. Neste artigo apresentam-se os resultados de um estudo de caso sobre a construção dos conceitos lógico-matemáticos nas séries iniciais do Ensino Fundamental, em um aluno com Espinha Bífida e Síndrome de Arnold Chiari. Foram desenvolvidas sessões de estudos com o software Sistema Tutorial Inteligente (ITS) com os conceitos de quantificação, classificação, seriação e correspondência termo a termo. Os dados foram analisados através de uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo, exploratório e analítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Elisa Seibert, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela ULBRA, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enisno de Ciências e Matemática da ULBRA, professora do Curso de Matemática Licenciatura da ULBRA.

Lorenzo Moreno Ruiz, Universidade de La Laguna

Doutor em Física e professor da Universidade La Laguna em Tenerife, Espanha.

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Doutora em Ciências da Educação pela Pontifícia de Salamanca na Espanha e professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA.

Vanesa Muñoz Cruz, Universidade de La Laguna

Doutora em Informática pela Universidade de La Laguna e professor da Universidade La Laguna em Tenerife, Espanha.

Downloads

Publicado

2012-12-21

Como Citar

SEIBERT, T. E.; RUIZ, L. M.; GROENWALD, C. L. O.; CRUZ, V. M. Estudo de Caso com Estudante com Espinha Bífida e o Uso do Sistema Tutorial Inteligente. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/1982-1654.22863. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/22863. Acesso em: 28 mar. 2024.