Rede de Conceitos: uma ferramenta para contribuir com a prática pedagógica no acom- panhamento da produção textual coletiva

Autores

  • Alexandra Lorandi Macedo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.21078

Resumo

A presente tese de doutorado tem como objetivo principal identificar possibilidades de práticas pedagógicas a partir das informações geradas por uma ferramenta denominada Rede de Concei- tos. Tais informações são extraídas de textos produzidos pelos participantes/alunos no Editor de Texto Coletivo – ETC. Assim, busca-se identificar de que forma esta Rede pode auxiliar na qualifi- cação da prática pedagógica e, a partir dos resultados, apontar possibilidades para tais práticas. A validação dessa ferramenta aconteceu em um curso de extensão cujo tema foi Competências para o trabalho em equipe. Tal curso foi oferecido à comunidade pelo Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada para a pesquisa foi de cunho qualitativo com foco em estudo de caso. A partir daí, a Rede de Conceitos foi aplicada em textos desenvolvidos em diferentes disciplinas/cursos, de onde foi possível perceber a relação entre tal Rede e o tema desenvolvido no texto, mesmo sem tê-lo lido antes. Além disso, também foi possível identificar, sem ter lido a produção textual, dados qualitativos dessa produ- ção, uma vez que a Rede identifica textos com necessidade de aprimoramento e os qualitativamen- te bem desenvolvidos. Essas constatações favoreceram a construção de algumas possibilidades de práticas pedagógicas, as quais têm por objetivo apoiar o professor que hoje tem que administrar uma sobrecarga de trabalho advinda dos contextos digitais coletivos, como é o caso do Editor de Texto Coletivo aqui trabalhado. Assim, este estudo apresenta uma ferramenta e, a partir dela, alternativas de práticas pedagógicas. A intenção é criar condições para que tais práticas sejam desenvolvidas com qualidade e favoreçam a grande demanda de trabalho que os espaços digitais vinculam às práticas a distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-06-28

Como Citar

MACEDO, A. L. Rede de Conceitos: uma ferramenta para contribuir com a prática pedagógica no acom- panhamento da produção textual coletiva. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.21078. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21078. Acesso em: 28 mar. 2024.