Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionais

Autores

  • Carlos Emilio Padilla Severo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Liliana Maria Passerino Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • João Carlos Gluz Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Álvaro Raminelli Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.14223

Palavras-chave:

Mediação pedagógica, aprendizagem, ambientes virtuais, agentes inteligentes, mineração de textos

Resumo

Este trabalho apresenta a proposta de uma arquitetura de agentes inteligentes para mineração de indícios de mediação da aprendizagem em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. Os indícios são a base para identificação de níveis de regulação dos alunos. Tais níveis de regulação indicarão estratégias pedagógicas ao professor para auxílio no processo de mediação pedagógica. Neste artigo é apresentada a arquitetura de agentes, bem como, resultados preliminares da aplicação de testes para classificação do conteúdo resultante das interações dos alunos no ambiente, visando identificação dos níveis de regulação da aprendizagem.

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Publicado

2012-05-03

Como Citar

PADILLA SEVERO, C. E.; PASSERINO, L. M.; GLUZ, J. C.; RAMINELLI, Álvaro. Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionais. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/1982-1654.14223. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/14223. Acesso em: 29 mar. 2024.