Produção Colaborativa e Diálogo-Problematizador mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação Livres

Autores

  • Ilse Abegg Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.12320

Resumo

Nesta tese investigamos o potencial colaborativo mediador das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) livres, por meio da ferramenta de atividade wiki do Moodle. A meta foi mudar o modo de produção no processo escolar presencial, semi-presencial e a distância e maior fluência em Ciência e Tecnologia na vida cotidiana. Foi proposto a realização de um processo de investi- gação-ação escolar, com atividades de estudo mediadas pelo wiki do Moodle. Nos balizamos pelos conceitos de diálogo-problematizador, colaboração e autonomia, essenciais na interação escolar mediada pelas TIC livres, em especial nos Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem. Como re- sultado principal delimitamos limites e desafios da referida mediação tecnológica educacional no escopo colaborativo-escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-03-05

Como Citar

ABEGG, I. Produção Colaborativa e Diálogo-Problematizador mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação Livres. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1982-1654.12320. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12320. Acesso em: 28 mar. 2024.