Ferramenta com recurso de voz: uma proposta para favorecer o processo de interação e inclusão dos cegos em ambientes virtuais de aprendizagem

Autores

  • Regina Barwaldt Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.11585

Palavras-chave:

acessibilidade em EAD, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Cegos, Educação Especial, Inclusão digital, Interação social.

Resumo

Esta pesquisa aborda o uso e a apropriação das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC’s) pelas pessoas com cegueira através de uma ferramenta de interação social síncrona com áudio acessível em um AVA, implementada conforme padrões de acessibilidade da W3C/ WAI. Fazem parte deste processo, sujeitos cegos e videntes, professores do curso Projeto de Informática na Educação Especial (PROINESP), da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (SEESP/MEC) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através do Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE) e do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED). O problema de pesquisa verificou como uma ferramenta de conversação com recursos de áudio, coerente aos princípios de acessibilidade, inserida em um contexto AVA, favorece a interação das pessoas cegas com vistas à sua inclusão digital, social e educacional em cursos na modalidade a distância. Dentre os objetivos destacou-se desenvolver e validar a ferramenta com recursos de áudio acessível, assim como, a estruturação da ferramenta integrada em um AVA’s e, por conseguinte, a análise do processo de interação entre os cegos e videntes através da ferramenta EVOC. Para a análise foram estabelecidas categorias focadas principalmente na interação social, através de um arcabouço com base na teoria sócio-histórica, que foi a linha mestra deste processo. A partir das análises realizadas dos processos interativos dos sujeitos desta pesquisa, concluiu-se que os mesmos utilizaram a ferramenta EVOC na realização do curso e interagiram entre eles e com videntes. Dessa forma, o estudo apresenta indício que a ferramenta favorece o processo de interação e inclusão de cegos em um contexto AVA, através da qualificação em cursos na modalidade à distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-08

Como Citar

BARWALDT, R. Ferramenta com recurso de voz: uma proposta para favorecer o processo de interação e inclusão dos cegos em ambientes virtuais de aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1982-1654.11585. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11585. Acesso em: 29 mar. 2024.