A exploração de modelos e os níveis de abstração nas construções criativas com robótica educacional

Autores

  • Daniel de Queiroz Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.11579

Palavras-chave:

Robótica, Epistemologia Genética, criatividade.

Resumo

No presente estudo a robótica educacional é discutida no contexto da atividade escolar do ensino fundamental. Com base em estudos de caso, analisa a conduta dos Ss na exploração de modelos e os níveis de abstração envolvidos nas construções criativas com robótica educacional. Para tanto, foram explorados elementos teóricos envolvendo as definições de criatividade no contexto do desenvolvimento tecnológico e de robótica educacional construtivista, com base nos pressupostos da Epistemologia Genética de Jean Piaget. Foi possível observar que o uso bem sucedido dos modelos nas construções criativas esteve condicionado a possibilidade de reflexionamento e reflexão por parte dos sujeitos. Observou-se, também, que as transformações de controle podem servir de evidência para as construções criativas. Finalmente, constatouse também que a criatividade pode se revelar nas transformações do próprio pensamento, na abertura de novos possíveis, novas condições para o sujeito operar no campo das ações, mentais e objetivas, possibilitando ao sujeito exercer a criatividade e a invenção.

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Publicado

2008-12-08

Como Citar

LOPES, D. de Q. A exploração de modelos e os níveis de abstração nas construções criativas com robótica educacional. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1982-1654.11579. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11579. Acesso em: 17 abr. 2024.