Devires contemporâneos: Mutações do homem, do trabalho e da tecnologia

Autores

  • José Mário d'Avila Neves Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Tania Mara Galli Fonseca PGIE e PPGPSI UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.10212

Palavras-chave:

Palavras-chave, Tecnologia Digital. Trabalho. Subjetivação. Ciência e Civilização. Revolução Tecnológica.

Resumo

A partir observação de que o ambiente tecnológico da revolução industrial – com seus fluxos materiais impulsionados pelas esteiras fabris e seu regime mecânico-geométrico – fez emergir a forma do “operário” como sujeito do trabalho, o texto problematiza o que está emergindo hoje no ambiente tecnocientífico da tecnologia digital – com seus fluxos imateriais, sua tendência virtualizante e seu modelo informático-molecular. O exame do impacto da tecnologia digital sobre todas as esferas do viver e, em especial, do trabalhar, revela a emergência de um novo sujeito do trabalho – uma nova imagem do trabalho na forma do “agenciador tecnoafetivo”, como o agente híbrido que trabalha na escala molecular das interfaces, onde se organizam as passagens entre reinos e onde as singularidades constituintes dos homens e das coisas se enlaçam num duplo devir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Mário d'Avila Neves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicólogo, Mestre em Psicologia Social pela UFRGS, Doutorando em Informática na Educação na UFRGS, autor do livro "A Face Oculta da Organização" da Editora da UFRGS e SULINA.

Tania Mara Galli Fonseca, PGIE e PPGPSI UFRGS

Psicóloga, professora dos programas de Pós-graduação em Psicologia Social e Institucional e de Informática Educativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Brasil.

Publicado

2011-06-27

Como Citar

NEVES, J. M. d’Avila; FONSECA, T. M. G. Devires contemporâneos: Mutações do homem, do trabalho e da tecnologia. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.10212. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10212. Acesso em: 29 mar. 2024.