ARANDU RENDA REKO: A VIDA DA ESCOLA GUARANI MBYA

Autores

  • Kalna Mareto Teao

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.5176

Palavras-chave:

Guarani Mbya- Educação escolar indígena- identidade étnica- índios

Resumo

Este trabalho busca analisar as visões dos Guarani Mbya sobre a escola na aldeia indígena de Três Palmeiras, Espírito Santo. Partimos do pressuposto de que o entendimento da escola na aldeia deve-se a compreensão da cultura Mbya. Além disso, a escola como espaço exógeno à cultura guarani promove conflitos entre dois mundos distintos: a indígena e a da sociedade envolvente. Esses conflitos são marcados pela afirmação da identidade étnica dos Guarani, através do seu modo de ser ou nhandereko. As visões sobre a escola dividem-se basicamente de acordo com as variações dos grupos sociais da sociedade indígena em questão: mais velhos e lideranças políticas, os pais e a comunidade e os professores.

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Publicado

2008-12-31

Como Citar

TEAO, K. M. ARANDU RENDA REKO: A VIDA DA ESCOLA GUARANI MBYA. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 83, 2008. DOI: 10.22456/1982-6524.5176. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/5176. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS