2024-03-28T13:00:02Z
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oai:seer.ufrgs.br:article/102
2023-11-20T16:53:32Z
EmQuestao:TA
"061209 2006 eng "
1808-5245
1807-8893
dc
Impactos Socio-culturais de Telecentros Comunitários: o caso do Telecentro Chico Mendes
Pereira, Patrícia Mallmann Souto
Este estudo trata de impactos de telecentros comunitários. Foi realizado através de estudo de caso. Teve como objetivo identificar os impactos do Telecentro Comunitário Chico Mendes na vida de dois usuários, a partir de suas percepções. A metodologia utilizada foi quanti-qualitativa, tendo sido traçado o perfil dos usuários e após a o levantamento das percepções de impacto. Em relação ao perfil dos usuários, os resultados foram: idade média entre 18 e 19 anos, baixo nível de escolaridade, a maioria freqüenta o Telecentro a partir do segundo semestre de 2003, 84% freqüentam pelo menos uma vez por semana, 32% nunca haviam tido contato com a informática. Em relação às percepções de impacto, os resultados foram: uso efetivo das TICs com aplicação em diversos campos da vida, maiores chances de sucesso no mercado de trabalho, aumento na auto-estima, maior valorização por parte da família, estímulo no relacionamento social, crescimento profissional, ocupação do tempo livre, acesso a serviços anteriormente difíceis de alcançar e inserção das TICs no cotidiano da comunidade. Conclui-se que o Telecentro é de grande importância para os usuários estudados, colaborando para promover a inclusão digital e estimular a convivência social. O baixo nível de escolaridade presente na comunidade e a deficiência do ensino representam um problema para que as pessoas interajam plenamente com as TICs.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Porto Alegre/RS)
2006-12-09 20:03:01
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Em Questão; v. 10 n. 2 (2004)
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2023-11-20T16:53:50Z
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"061209 2006 eng "
1808-5245
1807-8893
dc
Programa de Necessidades para a Nova Sede da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul
Minuzzo, Liziane Ungaretti
O planejamento físico da nova sede de uma biblioteca pública inicia-se na elaboração de um programa de necessidades para o seu prédio. Este artigo propõe um programa de necessidades físicas para a nova sede da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (BPE). O programa de necessidades é uma lista exaustiva de todas as exigências que o edifício deve satisfazer. Teve como finalidade diagnosticar as necessidades atuais de espaço físico da BPE, projetar suas necessidades futuras e orientar o arquiteto na eventual reforma da nova sede.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Porto Alegre/RS)
2006-12-09 20:03:01
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Em Questão; v. 10 n. 2 (2004)
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2023-11-20T16:55:00Z
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"061209 2006 eng "
1808-5245
1807-8893
dc
Relacionamento a Longo Prazo com os Clientes
Reis, Lizandra
O presente trabalho trata do relacionamento a longo prazo com os clientes como uma estratégia para se diferenciar em um mercado extremamente competitivo. A pesquisa é de caráter qualitativo e tem como objeto de estudo a Quatrum English Schools da Zona Sul de Porto Alegre. O estudo enfoca a comunicação, a satisfação, os elementos emocionais positivos, a confiança e o comprometimento para a construção de relacionamentos duradouros.
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2006-12-09 20:03:01
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Em Questão; v. 10 n. 2 (2004)
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2023-11-20T16:55:20Z
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1808-5245
1807-8893
dc
O Relações Públicas como Negociador
Kloppemburg, Alexandre Osório
O trabalho a seguir tem como objetivo apresentar uma nova opção de atuação para o profissional de Relações Públicas, mostrando suas principais características e comparando com as que são desejadas para um bom negociador. Essa atividade está muito valorizada, e as características do profissional de negociação estão estreitamente ligadas com as do Relações Públicas pois sua visão periférica e as qualidades de comunicador possibilitam que esse seja capaz de atuar em diferentes áreas. Para comprovar esta hipótese foi realizada uma pesquisa junto aos 500 associados do 4º CONRERP, obtendo através de uma amostra de 10%, a comprovação da participação dos Relações Públicas na atividade de negociação, na visão de indivíduos que estão atuando na área.
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Em Questão; v. 10 n. 2 (2004)
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2017-08-17T14:43:26Z
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"061209 2006 eng "
1808-5245
1807-8893
dc
Os Transgênicos na Imprensa: o caso da liberação da soja Roundup Ready
Barbosa, Mariana Pereira
Os organismos geneticamente modificados necessitam de regulamentação no Brasil. A sua chegada ao mercado de alimentos, ainda que de forma ilegal, tem exposto a variedade de argumentos e interesses que permeiam a sua liberação e comercialização. A assinatura da Medida Provisória 131/03, em setembro de 2003 (BRASIL. Medida..., 2003b), pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, permitiu temporariamente o plantio legal de soja transgênica pelos agricultores. O fato motivou uma cobertura diária e massiva da imprensa gaúcha durante muitas edições. Partindo dos referenciais éticos jornalísticos e do conceito de jornalismo ambiental, o trabalho pretende analisar a cobertura de quatro jornais gaúchos no período que antecedeu a assinatura. O objetivo é levantar quais as fontes e os argumentos que foram evidenciados na cobertura com a intenção de analisar se houve eficiência na informação dos posicionamentos opostos sobre o tema.
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Em Questão; v. 10 n. 2 (2004)
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2023-11-20T16:56:11Z
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1808-5245
1807-8893
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Vendem-se Bibliotecas: estratégias de marketing cultural utilizadas pelas bibliotecas públicas do RS
Job, Rejane Cristina
Estudo realizado com o objetivo de discutir o uso do marketing cultural em bibliotecas públicas no estado do Rio Grande do Sul. Aborda os conceitos de cultura, mecenato, patrocínio, marketing, marketing institucional e cultural, adaptando-os ao contexto das bibliotecas públicas. Analisa as leis de incentivo fiscal e os patrocínios culturais. Discute a prática de marketing cultural em bibliotecas e as possibilidades de patrocínio de pessoas físicas e jurídicas. Avalia a eficácia do marketing cultural como estratégia para ampliar o reconhecimento público da biblioteca como instituição social. Conclui ao enfatizar a necessidade de maior ousadia entre os profissionais no uso de ferramentas de marketing cultural.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Porto Alegre/RS)
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Em Questão; v. 10 n. 2 (2004)
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