2024-03-28T13:16:19Z
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2023-11-20T16:35:34Z
EmQuestao:PE
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"061209 2006 eng "
1808-5245
1807-8893
dc
Sobre o editor: notas para sua história
Bragança, Anibal
O artigo procura contribuir para a definição da função editor de livros impressos e oferece indicações básicas de sua história no Ocidente. Etimologia e conceitos.Tipologia histórica. Formação, desenvolvimento e crise da cultura impressa. Mudanças e novas oportunidades para a função editor na contemporaneidade.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Porto Alegre/RS)
2006-12-09 21:39:45
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Em Questão; v. 11 n. 2 (2005)
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2023-11-20T16:35:51Z
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"061209 2006 eng "
1808-5245
1807-8893
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A trajetória da Abril Cultural
Pereira, Mateus H. F.
A Editora Abril, via Abril Cultural, de 1968 até 1982, lançou mais de 200 fascículos, livros e discos no mercado editorial brasileiro. Este texto pretende narrar a trajetória desta empresa, procurando apresentar alguns elementos para se pensar a produção cultural durante a Ditadura Militar. Neste sentido, analisa-se o contexto de desenvolvimento da referida empresa, a dinâmica editorial de uma coleção e alguns prefácios de fascículos e coleções.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Porto Alegre/RS)
2006-12-09 21:39:45
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Em Questão; v. 11 n. 2 (2005)
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2023-11-20T16:37:39Z
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1808-5245
1807-8893
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“Ter simplesmente este livro nas mãos é já um desafio”: Livros de oposição no regime militar, um estudo de caso
Maués, Flamarion
O objetivo deste artigo é, a partir da reconstituição do modo como foi escrito e editado o livro Poemas do povo da noite, de Pedro Tierra, e do papel político que a obra desempenhou, assinalar algumas das características dos livros de oposição no período da abertura política (1974-1985). Isso engloba questões relativas a: 1) conteúdo do livro; 2) condições em que o texto foi criado; 3) percurso do original ao livro publicado; 4) perfil do autor; 5) perfil da editora; 6) ligações políticas do autor e da editora; 7) difusão da obra, 8) repercussão nos meios políticos e na imprensa; 9) análise da obra como produto editorial e comercial. Analisando como essas questões estão presentes numa determinada obra podemos definir se ela pode ser considerada um livro de oposição no período em foco.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Porto Alegre/RS)
2006-12-09 21:39:45
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Em Questão; v. 11 n. 2 (2005)
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Copyright (c) 2005 Flamarion Maués
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2023-11-20T16:37:55Z
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1808-5245
1807-8893
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Reconfiguração do mercado editorial brasileiro de livros didáticos no início do século XXI: história das principais editoras e suas práticas comerciais
Cassiano, Célia Cristina de Figueiredo
O texto tem como eixo temático a circulação do livro didático na história recente do Brasil, que vem sendo objeto de minhas pesquisas há alguns anos. A hipótese é que as políticas públicas para o livro didático e as editoras privadas deixam marcas na seleção do livro que é feita nas escolas, levando para este processo determinantes de mercado, que precedem a escolha do professor e implicam a construção do currículo em ação nas escolas. Constitui-se, então, num campo de estudo privilegiado para se entender a relação escola e mercado. Por conta disso, no decorrer de minhas pesquisas, três instâncias fundamentais foram estudadas: as editoras de didáticos, com ênfase na sua área comercial; as ações governamentais, com foco no Programa Nacional do Livro Didático – PNDL – e a escola. Neste artigo, porém, enfatizamos apenas o mercado das grandes editoras de didáticos, traçando um panorama histórico deste setor, assim como apresentamos boa parte de suas práticas comerciais e a reconfiguração deste mercado, com a entrada das grandes multinacionais no Brasil, suas novas estratégias e o que isto implica para as escolas brasileiras.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Porto Alegre/RS)
2006-12-09 21:39:45
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Em Questão; v. 11 n. 2 (2005)
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Copyright (c) 2005 Célia Cristina de Figueiredo Cassiano
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2023-11-20T16:38:16Z
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O projeto gráfico de periódicos científicos: uma contribuição aos roteiros de avaliação
Castedo, Raquel da Silva
Gruszynski, Ana Cláudia
O presente artigo estuda a relação entre projetos gráfico e editorial de periódicos na comunicação científica. Para isso, apresenta e discute os modos como estes veículos vêm sendo avaliados, bem como as peculiaridades do processo de design editorial e os elementos nele envolvidos, propondo parâmetros para a análise da apresentação visual desse tipo de publicação no Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Porto Alegre/RS)
2006-12-09 21:39:45
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Em Questão; v. 11 n. 2 (2005)
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Copyright (c) 2005 Raquel da Silva Castedo, Ana Cláudia Gruszynski