A Cobertura da violência contra as mulheres nos jornais de Cabo Verde

Autores

  • Isis Cleide da Cunha Fernandes
  • Virginia Pradelina da Silveira Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Violência de gênero. Violência contra mulher. Jornalismo

Resumo

Apresenta alguns dos principais resultados de pesquisa realizada em 2011 com o objetivo de analisar a representação da violência contra as mulheres nos principais jornais de Cabo Verde na primeira década do século XXI. Primeiramente contextualiza-se a violência de gênero naquele país e, a seguir, apresentam-se alguns dos dados obtidos através da análise de conteúdo dos jornais A Semana, Expresso das IlhasA Nação, os três periódicos de circulação nacional considerados neste estudo. Por fim, e com base nos resultados obtidos, avalia-se a cobertura dispensada pela mídia impressa cabo-verdiana a esse grave problema social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isis Cleide da Cunha Fernandes

Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Virginia Pradelina da Silveira Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Jornalista, Doutora em Comunicação e Informação, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2012-12-23

Como Citar

FERNANDES, I. C. da C.; FONSECA, V. P. da S. A Cobertura da violência contra as mulheres nos jornais de Cabo Verde. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 215–228, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/35806. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)