ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS DE PREFEITURAS MUNICIPAIS QUANTO À RELEVÂNCIA DAS MUDANÇAS INTRODUZIDAS PELA ADOÇÃO DAS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO

Autores

  • Jardson Edson Guedes da Silva Almeida Universidade Federal de Pernambuco (PPGCC/UFPE)
  • Luiz Carlos Miranda Universidade Federal de Pernambuco (PPGCC/UFPE)
  • Marco Tullio de Castro Vasconcelos Universidade Federal de Pernambuco (PPGCC/UFPE)
  • Umbelina Cravo Teixeira Lagioia Universidade Federal de Pernambuco (PPGCC/UFPE)
  • Luiz Antônio Félix Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnoclogia da Paraíba (IFPB/Campus Guarabira)

Palavras-chave:

NBCASP, Convergência, Nova Administração Pública

Resumo

Tem-se vivenciado na contabilidade pública brasileira mudanças significativas em sua estrutura e procedimentos em virtude da convergência às normas internacionais de contabilidade. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo analisar as percepções dos profissionais de contabilidade de prefeituras municipais do estado de Alagoas quanto à relevância das mudanças introduzidas pela adoção das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público - NBCASP. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva, fundamentada em pesquisa bibliográfica. O método de pesquisa adotado foi o levantamento, através de aplicação de questionário on line por meio da ferramenta Google Docs, chegando-se a obter respostas de 33 profissionais de contabilidade de prefeituras municipais do referido estado. Para análise dos dados foi utilizado a Escala de Classificação de Likert avaliando as percepções dos pesquisados em relação ao acompanhamento do processo de convergência da contabilidade pública e a percepção dos mesmos sobre as melhorias que a contabilidade pode gerar para a gestão pública em decorrência da internacionalização das normas contábeis públicas brasileiras. Os resultados indicam que, na percepção dos respondentes, 66,7% possuem um grau elevado de conhecimento em relação à matéria. Além disso, todos os pesquisados acreditam que as mudanças nos demonstrativos contábeis poderão torná-los mais úteis no processo de tomada de decisão, bem como afirmam que as mudanças advindas da implantação das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público proporcionarão maiores benefícios para a gestão pública dos municípios brasileiros. Por fim conclui-se que não há consenso em nenhuma das variáveis analisadas, podendo inferir que os contabilistas, em sua maioria, estão em fase de conhecimento de tais normas para posterior aplicação em suas atividades profissionais. O estudo busca contribuir com a análise inicial acerca do conhecimento das mudanças ocorridas na contabilidade pública, auxiliando trabalhos futuros a verificar de forma mais específica as dificuldades enfrentadas advinda do processo de mudança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jardson Edson Guedes da Silva Almeida, Universidade Federal de Pernambuco (PPGCC/UFPE)

Mestrando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Especialista em Contabilidade Pública e Lei de Responsabilidade Fiscal pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Gestão Empresarial pela Faculdade Sete de Setembro - FASETE. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Luiz Carlos Miranda, Universidade Federal de Pernambuco (PPGCC/UFPE)

O Prof. Luiz Carlos Miranda, Ph.D. é Professor Titular do Depto. de C. Contábeis e Atuariais da UFPE. Concluiu o Ph.D. no Program In Agribusiness, na University of Illinois, em 1997. Professor Visitante da Universidade de Kansas (jun/2012-jun/2013 onde realizou pesquisas sobre controles internos) e do POLIMI ? Instituto Politécnico de Milão (2010 - onde lecionou custos para projetos). É Editor da RIC - Revista de Informação Contabil e membro do conselho editorial de varios periódicos. É Professor do Mestrado em C.Contabeis da UFPE e Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 

Marco Tullio de Castro Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco (PPGCC/UFPE)

BACHAREL EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PELA UFPE, MESTRE E DOUTOR EM CONTROLADORIA E CONTABILIDADE PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. É PROFESSOR ASSOCIADO 4 DA UFPE EM ATIVIDADE. PUBLICOU VÁRIOS ARTIGOS EM PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS E EM TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS. POSSUI VÁRIOS ITENS DE PRODUÇÃO TÉCNICA. ORIENTA REGULARMENTE NO PROGRAMA DE MESTRADO EM CONTABILIDADE TENDO ORIENTADO 15 DISSERTAÇÕES DE MESTRADO, ALEM DE TER ORIENTADO VÁRIOS TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTIFICA E TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO NAS ÁREAS DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE. ATUA REGULARMENTE NA DOCÊNCIA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO, DE ESPECIALIZAÇÃO E EM PROGRAMA DE MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFPE. 

Umbelina Cravo Teixeira Lagioia, Universidade Federal de Pernambuco (PPGCC/UFPE)

Possui graduação em Ciências Contábeis, Especialização em Administração Financeira pela Universidade de Pernambuco, Especialização em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal de Pernambuco, Especialização em Normas Internacionais de Contabilidade e Normas Internacionais de Auditoria pela FIPECAFI, Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco. Ministra as disciplinas de Contabilidade Societária e Mercado de Capitais na Graduação. 

Luiz Antônio Félix Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnoclogia da Paraíba (IFPB/Campus Guarabira)

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2014) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Atualmente é professor substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB Campus Guarabira e Sócio do Inova Soluções Contábeis e Gerenciais Ltda. Tem interesse em pesquisas voltadas para divulgação voluntária, contabilidade socioambiental, avaliação de empresas, educação contábil e educação financeira: finanças pessoais.

Downloads

Publicado

2017-03-28

Como Citar

ALMEIDA, J. E. G. da S.; MIRANDA, L. C.; VASCONCELOS, M. T. de C.; LAGIOIA, U. C. T.; FÉLIX JÚNIOR, L. A. ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS DE PREFEITURAS MUNICIPAIS QUANTO À RELEVÂNCIA DAS MUDANÇAS INTRODUZIDAS PELA ADOÇÃO DAS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 16, n. 34, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/61101. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos