A IMPORTÂNCIA DO CUSTO DE OPORTUNIDADE PARA A AVALIAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS BASEADOS NA CRIAÇÃO DE VALOR ECONÔMICO (ECONOMIC VALUE ADDED – EVA)

Autores

  • Anderson Antonio Denardin

Palavras-chave:

Custo de oportunidade. Criação de valor – EVA. Prêmio de risco.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma breve discussão acerca do conceito de custo de oportunidade, bem como destacar a importância de considerar sua aplicabilidade na gestão empresarial, com vistas a promover o desenvolvimento de melhores critérios de avaliação do patrimônio e do resultado das entidades, por meio de uma adequada mensuração dos eventos econômicos. Medidas de desempenho, baseadas na criação de valor, incorporam o conceito de custo de oportunidade e ganham destaque pela sua simplicidade de aplicação e eficiência. Diversas empresas vêm utilizando o conceito de EVA para várias situações de decisão, não somente financeira como também estratégica. Verifica-se, portanto, que o custo de oportunidade do capital próprio acaba sendo um importante parâmetro a ser levado em consideração pelo tomador de decisões, pois revela o quanto o indivíduo deixa de ganhar ao rejeitar investimentos de riscos equivalentes. Como se pode verificar, o custo do capital próprio é uma função crescente do risco envolvido em um investimento. Quanto maior o grau de risco envolvido, ou seja, quanto maior a incerteza, menor as perspectivas de criação de riqueza em um empreendimento e, conseqüentemente, menor o incentivo na aplicação de recursos em setores em que as perspectivas de retorno são baixas, daí a importância de medidas eficientes para a criação de valor que incorporem o conceito de custo de oportunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DENARDIN, A. A. A IMPORTÂNCIA DO CUSTO DE OPORTUNIDADE PARA A AVALIAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS BASEADOS NA CRIAÇÃO DE VALOR ECONÔMICO (ECONOMIC VALUE ADDED – EVA). ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 4, n. 6, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/11713. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos