Experimento didático: uma pesquisa para investigar mudanças cognitivas no processo de modelagem matemática
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.5026Palavras-chave:
ensino de matemática, modelagem, experimento didáticoResumo
Este artigo relata uma pesquisa seguindo a metodologia do “experimento didático”1, desenvolvida com estudantes adolescentes, da 2ª série do ensino médio, confrontados com um conjunto de atividades cujo centro é o processo de modelagem de um fenômeno ligado ao tema da sexualidade e às questões da gravidez precoce: a absorção e eliminação de um anticoncepcional oral. O objetivo foi tentar compreender as mudanças que ocorrem nos esquemas dos estudantes quando utilizam matemática conhecida para interpretar e resolver problemas reais. Concluímos que uma proposta didática que vincule o interesse pelo real com a matemática pode desenvolver mudanças cognitivas importantes, reorganizando esquemas insuficientes, atribuindo sentido à matemática e melhorando a percepção e a interpretação da realidade. O ensino usual não abre caminhos para a aplicação da matemática nas outras ciências, pois tem seus fundamentos em condições aparentemente absolutas e em concepções estáticas.Downloads
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