O dia em que a Cumade Fulozinha tomou conta da sala de aula ou Cultura popular, literatura infantil e ensino
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.4768Palavras-chave:
cultura popular, educação básica, literatura infantil, ensino de literaturaResumo
Apresentamos nesse texto um relato de experiência com a cultura popular e a literatura infantil em três escolas de ensino básico do município de João Pessoa. O projeto aconteceu durante os anos de 2002, 2003 e 2005. Nesse período, constatamos o crescente interesse da comunidade escolar em levar para o espaço da sala de aula a riqueza e a diversidade das manifestações da cultura popular, além de textos da literatura infantil que dialogam com a tradição oral. Assumimos como postura metodológica, durante todo o trabalho, o respeito à diversidade cultural e aos sentidos que os artistas populares imprimem ao seu fazer, e ainda o reconhecimento da cultura popular como uma prática do presente, que não precisa ser resgatada nem defendida por pesquisadores, agentes culturais ou educadores, e sim reconhecida e respeitada. Adotamos como referencial teórico, autores como Gramsci (1969), Ortiz (1985), Fernandes (2003), Soares (1999) e Candau (2002).Downloads
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