Análise da saúde docente em uma escola municipal de Porto Alegre

Autores

  • Aline Rocha Mendes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.43898

Palavras-chave:

Saúde docente, Mal-estar docente, Bem-estar docente, Licença para tratamento de saúde.

Resumo

O presente trabalho apresenta parte dos resultados encontrados em uma pesquisa, realizada no PPGEdu-PUCRS, de cunho quantitativo, que objetivou detectar e analisar as condições de mal-estar e bem-estar de 30 professores de uma escola do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre-BR, por meio de informações sobre suas licenças para tratamento de saúde (LTS) e verificou-se que 35,4% dos professores solicitaram esta concessão, respostas a um questionário de avaliação do Bem/Mal-estar Docente, analisadas com Estatística Descritiva e Inferencial. Na análise das variáveis do questionário, inferiu-se que estes educadores parecem querer continuar na profissão docente, com metas e expectativas elevadas para si e para seus educandos, embora tenham apresentado índices elevados de estresse e exaustão. Os resultados da investigação foram divulgados na escola pesquisada, dando-se assim um retorno aos docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Rocha Mendes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Licenciada em Ciências Biológicas (PUCRS), especialista em Gestão da Educação (PUCRS), membro do grupo de pesquisa Mal-estar e Bem-estar na Docência (CNPq/ PUCRS), Mestre e Doutoranda em Educação (PPGEdu/ PUCRS).

Downloads

Publicado

17-11-2016

Como Citar

MENDES, A. R. Análise da saúde docente em uma escola municipal de Porto Alegre. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 29, 2016. DOI: 10.22456/2595-4377.43898. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/43898. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Temática especial