Algumas palavras sobre a Filosofia na Educação Básica

Autores

  • Evandro Carlos Godoy Colégio Aplicação - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.11079

Palavras-chave:

ensino, Filosofia, Educação Básica, lógica, História da Filosofia

Resumo

A Filosofia, a partir de 2012, determina a Resolução nº 1/2009 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, deve estar incluída no currículo de todas as séries do Ensino Médio em todas as escolas do país. Na perspectiva de que este retorno não seja apenas pela obrigação legal, mas pela efetiva necessidade e valor dos conhecimentos filosóficos, apresentamos neste texto argumentos em favor do retorno da Filosofia ao currículo escolar. Pretendemos aqui, sobretudo, divulgar e compartilhar algumas reflexões iniciais sobre o ensino de Filosofia na Educação Básica. Reflexões que passam pelas pretensões que a Filosofia pode ter na escola, oferecendo justificativas e evidenciando o valor do ensino de Lógica e da História da Filosofia.

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Biografia do Autor

Evandro Carlos Godoy, Colégio Aplicação - UFRGS

Professor Substituto de Filosofia em 2009 - 2010 e doutorando em Filosofia no PPG-FIL - UFRGS.

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Publicado

02-12-2009

Como Citar

GODOY, E. C. Algumas palavras sobre a Filosofia na Educação Básica. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 2009. DOI: 10.22456/2595-4377.11079. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/11079. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa em Educação Básica