A política de valorização profissional da SEMED de Unaí para os professores: concepções de gestores em educação e sindicalistas

Autores

  • Eduardo Ferreira da Silva Caetano Universidade de Brasília (UNB), Brasília/DF
  • Érica Ferreira da Silva Associação Darwin de Educação e Pesquisa (ADEPE), Brasília/DF
  • Vilma Caetano de Jesus Ferreira Associação Darwin de Educação e Pesquisa (ADEPE), Brasília/DF

DOI:

https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v8-78839

Palavras-chave:

Piso salarial. Gestores em educação. Sindicalistas. Valorização dos professores.

Resumo

O presente artigo busca evidenciar como gestores em educação e membros sindicais do município de Unaí avaliam a política de valorização ou sua ausência na realidade dos professores municipais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano de Unaí. Procura ainda, revelar a visão desses gestores e sindicalistas sobre as contradições entre a determinação da Lei do Piso, Acórdão do STF e o seu não cumprimento por parte do governo local. Por fim, apresenta o posicionamento dos gestores em educação e sindicalistas sobre a carência de recursos financeiros para o financiamento da educação e sua materialização para a valorização dos professores municipais de Unaí.

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Biografia do Autor

Eduardo Ferreira da Silva Caetano, Universidade de Brasília (UNB), Brasília/DF

Eduardo Ferreira da Silva Caetano é mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UNB), MBA em Administração Pública pela Escola de Administração e Negócios, graduado em Direito pelo Instituto Processus de Brasília, graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Atua na Subsecretária de Planejamento e Orçamento do Ministério da Educação desenvolvendo estudos e acompanhamentos orçamentários e jurídicos das Universidades e Institutos Federais. É servidor do Instituto Federal de Brasília cedido ao Ministério da Educação.

Érica Ferreira da Silva, Associação Darwin de Educação e Pesquisa (ADEPE), Brasília/DF

Érica Ferreira Silva é graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília e pós-graduada em Educação pela Associação Darwin de Educação e Pesquisa. Atua como professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Vilma Caetano de Jesus Ferreira, Associação Darwin de Educação e Pesquisa (ADEPE), Brasília/DF

Vilma Caetano de Jesus Ferreira possui pós-graduação em Educação pela Associação Darwin de Educação e Pesquisa, graduação em Letras Português pela Faculdade Jesus Maria José e graduação em Pedagogia pela Faculdade de Administração e Ciências, Educação e Letras. Atua como professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

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Publicado

2018-07-09

Como Citar

Caetano, E. F. da S., Silva, Érica F. da, & Ferreira, V. C. de J. (2018). A política de valorização profissional da SEMED de Unaí para os professores: concepções de gestores em educação e sindicalistas. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 8. https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v8-78839

Edição

Seção

Artigos