Integração Curricular e Interdisciplinaridade: sinônimos?

Autores

  • Joanez Aparecida Aires Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Integração Curricular. Interdisciplinaridade. Disciplina Escolar. Disciplina Científica.

Resumo

O objetivo neste artigo é discutir a tese de que os termos interdisciplinaridade e integração curricular não são sinônimos. Para tanto, buscou-se primeiramente uma breve revisão destes conceitos, com apoio principalmente em Japiassu (1976), Santomé (1998), Beane (1997), Jantsch e Bianchetti (1995), entre outros. Em seguida, foram pontuadas algumas diferenças entre os termos, em que se argumentou que estes são diferentes não só porque cada um deles abriga concepções diferentes do que é integração curricular e interdisciplinaridade, mas, também, porque cada um apresenta concepções diferentes de disciplina. Consideramos que tal reflexão pode indicar elementos para uma melhor compreensão da organização curricular nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joanez Aparecida Aires, Universidade Federal do Paraná

Joanez Aparecida Aires é doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC (2006) e professora Adjunta no Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Paraná, atuando na docência e junto ao grupo de pesquisa em Educação Química da UFPR (EDUQUIM).

E-mail: joanez@ufpr.br

Arquivos adicionais

Publicado

2011-04-20

Como Citar

Aires, J. A. (2011). Integração Curricular e Interdisciplinaridade: sinônimos?. Educação & Realidade, 36(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9930

Edição

Seção

Artigos