Educação Profissional na Ibero-América: um estudo do programa IBERFOP

Autores

  • Ramon de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Programa IBERFOP. Educação Profissional. Competências. Cooperação Internacional. Íbero-América.

Resumo

Durante a quinta reunião dos chefes de Estado dos Países Ibero-americanos, no ano de 1995, foi aprovada a criação do Programa Ibero-americano de Cooperação para o Desenho Comum da Formação Profissional (Programa IBERFOP). Ele teve vigência entre 1995 e 2001 e objetivou favorecer o processo de cooperação entre os países ibero-americanos, tendo em vista a confecção de um modelo comum de formação profissional. Este trabalho objetiva analisar o projeto de educação profissional almejado nesse Programa e suas repercussões nas políticas de educação profissional dos países ibero-americanos.

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Biografia do Autor

Ramon de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Ramon de Oliveira é doutor em Educação e professor do Programa de Pósgraduação
em Educação da UFPE, Recife, PE, Brasil. Pesquisador 1D - CNPq.
E-mail: ramono@elogica.com.br

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Publicado

2010-09-24

Como Citar

Oliveira, R. de. (2010). Educação Profissional na Ibero-América: um estudo do programa IBERFOP. Educação & Realidade, 35(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8809

Edição

Seção

Artigos