Conceito Lipmaniano de Experiência: perspectiva estética e seus desdobramentos pedagógicos

Autores

  • Leoni Maria Henning UEL

Palavras-chave:

Educação estética. Experiência. Pragmatismo. Lipman. Mathew.

Resumo

Este trabalho se propõe a analisar o conceito de experiência em Matthew Lipman por meio da gênese do processo de criação artística e da experiência estética. Para o autor, é na ambientação natural, material ou real que se dá a resposta mais primitiva aos problemas encontrados pelos homens e é esse contexto que funda a base para as nossas experiências educativas, o que, no seu caso, pode ser exemplificado na sua proposta do Programa de Filosofia para Crianças. O foco de análise do conceito lipmaniano de experiência segue os traços presentes na tradição deweyana, a saber, uma destacável perspectiva estética. Um dos motivos de Lipman ter seguido essa trajetória de análise da experiência humana se dá pelo seu trabalho acadêmico iniciado na disciplina de estética, pela grande influência de Dewey em seu pensamento e de outros renomados esteticistas da sua época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leoni Maria Henning, UEL

Leoni Maria Padilha Henning possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1974), "Master of Science" pela Iowa State University of Science and Technology (1990) e "Master of Education" pela Mississippi State University (1977). Doutorou-se pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) obtendo em 2003 o grau de doutora em educação Atualmente é professora Adjunto C da Universidade Estadual de Londrina.

Arquivos adicionais

Publicado

2008-04-30

Como Citar

Henning, L. M. (2008). Conceito Lipmaniano de Experiência: perspectiva estética e seus desdobramentos pedagógicos. Educação & Realidade, 34(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8463

Edição

Seção

Artigos