O Adolescente e suas Escolhas

Autores

  • Bela Malvina Szajdenfisz
  • Maria da Gloria Sadala PUC-RJ

Palavras-chave:

Adolescência. Psicanálise. Escolha.

Resumo

RESUMO – O Adolescente e suas Escolhas.

 

 

O presente artigo incide sobre os processos de escolha na adolescência, baseando-se principalmente na teoria psicanalítica. Evidencia a importância do tema para o campo da educação, uma vez que as escolhas do adolescente são determinantes para as posições assumidas, posteriormente, como adulto. Além da incursão histórica sobre o tema, o artigo apresenta a concepção de adolescência para a psicanálise, utilizando as formulações sobre o sujeito do desejo e as operações de alienação e separação para analisar os processos de escolha, contrapondo a proposta psicanalítica às imposições do capitalismo com seu consumo desenfreado da imagem.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bela Malvina Szajdenfisz

Bela Malvina Szajdenfisz é mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela UVA/RJ.

E-mail: bmal.trp@terra.com.br

Maria da Gloria Sadala, PUC-RJ

Maria da Gloria Sadala é doutora pela UFRJ, coordenadora do Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade e do Curso de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica e prática clínico-institucional da UVA/RJ. É professora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica da PUC/RJ.

E-mail: gloriasadala@uva.br

Arquivos adicionais

Publicado

2010-04-27

Como Citar

Szajdenfisz, B. M., & Sadala, M. da G. (2010). O Adolescente e suas Escolhas. Educação & Realidade, 35(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/7906

Edição

Seção

Artigos