Problematizando fontes em história da educação

Autores

  • Ana Maria de Oliveira Galvão Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

história da educação, fontes documentais, cotidiano

Resumo

O trabalho busca, a partir da reflexão sobre um objeto específico de pesquisa - o cotidiano da escola primária na Paraíba, entre 1890 e 1920 discutir a potencialidade de fontes documentais não convencionais, articuladas àquelas tradicionalmente usadas, nos estudos de história da educação. No estudo que deu origem a este texto, tomou-se como fonte principal de pesquisa a obra do escritor José Lins do Rego, articulada a outros tipos de documentos. Neste artigo, discute-se a concepção de documento que norteia os estudos historiográficos mais recentes e as vinculações que se estabelecem entre ficção e história. Os resultados da pesquisa demonstraram a potencialidade de fontes não convencionais, como a literatura,
nos estudos de história da educação, revelando aspectos em geral negligenciados e
pouco perceptíveis em pesquisas baseadas unicamente em documentos oficiais.

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Biografia do Autor

Ana Maria de Oliveira Galvão, Universidade Federal de Minas Gerais

Ana Maria de Oliveira Galvão é professora do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco e doutoranda no Pós-Graduação da Faculdade de de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-03-03

Como Citar

Galvão, A. M. de O. (2017). Problematizando fontes em história da educação. Educação & Realidade, 21(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71617

Edição

Seção

Artigos

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