Prática Pedagógica pensada na indissociabilidade conhecimento-subjetividade

Autores

  • Margarete Axt Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cleci Maraschin Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

prática pedagógica, educação à distância, ambiente de conhecimento telemático, cognição e subjetividade

Resumo

Uma Prática Pedagógica voltada para ambientes-de-conhecimento-significativos propõe o deslocamento da perspectiva do observador de fora do campo observacional para seu interior, implicando ruptura na coerência/estabilidade do sistema cognitivoexplicativo e, logo, devido à crise provocada, a necessidade de construção de novo sistema de relações. A imersão de professores da Costa Rica em um Curso de Especialização à Distância, realizado pelo LEC-UFRGS (Brasil) em ambiente telemático,
possibilitou visibilizar todo esse processo, desde a tomada de consciência da insuficiência abrindo caminho para uma desestruturação epistemológica e conseqüente ruptura de coerência, até a re-construção do sistema de relações. Observação/narração da própria prática, seguida de interlocução/reflexão partilhada com o outro (colegas, autores/ teorias), constituem condições cognitivas para uma subjetividade com inserção política mais crítica e eficaz no âmbito educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margarete Axt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Margarete Axt é professora da Faculdade de Educação da UFRGS, RS; atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e é pesquisadora do Laboratório de Estudos Cognitivos (LECI/UFRGS).

Cleci Maraschin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cleci Maraschin é professora do Instituto de Psicologia da UFRGS, RS; atua como docente no Curso de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional e é pesquisadora do LEC/ UFRGS.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-03-02

Como Citar

Axt, M., & Maraschin, C. (2017). Prática Pedagógica pensada na indissociabilidade conhecimento-subjetividade. Educação & Realidade, 22(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71461

Edição

Seção

Artigos