O estatuto pedagógico da mídia: questões de análise

Autores

  • Rosa Maria Bueno Fischer Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

discurso, sujeito, televisão, linguagem, pedagogia da mídia

Resumo

Discute-se no texto uma proposta de análise de produtos televisivos, que se orienta pela pergunta: que relação há entre a complexidade de elementos de linguagem de TV e a produção de sujeitos que devem ser desta ou daquela maneira formados e informados? Propõe-se uma metodologia de investigação cujo objetivo é mapear e confrontar entre si as diferentes estratégias de linguagem, na construção dos produtos audiovisuais, no intuito de caracterizar o "dispositivo pedagógico" da mídia, particularmente da televisão, supondo que os meios de comunicação constroem significados e atuam decisivamente na formação dos sujeitos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Maria Bueno Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rosa Maria Bueno Fischer é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-02-21

Como Citar

Fischer, R. M. B. (2017). O estatuto pedagógico da mídia: questões de análise. Educação & Realidade, 22(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71363

Edição

Seção

Artigos