Da escola utópica à escola heterotópica: educação e pós-modernidade

Autores

  • Ireno Antônio Berticelli Universidade do Oeste de Santa Catarina

Palavras-chave:

escola, educação, educação e pós-modernidade, escola utópica, escola heterotópica.

Resumo

Este estudo é uma tentativa de desconstruir a utopia da escola como um lugar privilegiado e quase exclusivo das oportunidades educacionais. Ele aponta para o fenômeno da diluição do "sólido" representado pela escola e dirige olhares para outros lugares plurais, para heterotopias onde os saberes educacionais emergem, em tempos pós-modernos. O conceito fundamental é o de heterotopia, que se opõe ao de utopia como um lugar fixo da escola tradicional. Especial empenho é dedicado em mostrar as interconexões desses lugares múltiplos em torno de um só fenômeno: o da educação como processo complexo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ireno Antônio Berticelli, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Ireno Antônio Berticelli é professor do Departamento de Ciências da Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC e aluno do curso de Doutorado em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-02-21

Como Citar

Berticelli, I. A. (2017). Da escola utópica à escola heterotópica: educação e pós-modernidade. Educação & Realidade, 23(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71351

Edição

Seção

Artigos