Comparando Políticas em um Mundo em Globalização: reflexões metodológicas

Autores

  • Susan Robertson University of Cambridge (CAM), Cambridge
  • Roger Dale University of Bristol (BRIS), Bristol

Palavras-chave:

Educação comparada. Globalização. Metodologia.

Resumo

Este artigo explora os desafios metodológicos quando políticas educacionais são comparadas em um mundo em globalização. Iniciará pelo esboço dos contornos das transformações que vêm ocorrendo na governança de sistemas educacionais como resultado de processos globais e os desafios enfrentados por nós no que se refere ao modo como estudamos e comparamos políticas educacionais. Fazemos isto por meio de quatro ‘ismos’ que problematizamos como prova definitiva da mudança educacional global. A seguir, questionamos a comparação e indicamos duas maneiras conflitantes que podem ser usadas ao estudar a política educacional. Na seção final do artigo, oferecemos três reflexões metodológicas (porém não exaustivas), cada uma contendo uma dimensão diferente para explorar os processos educacionais globais - tempo, espaço e lógica de governo em elaboração de política educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susan Robertson, University of Cambridge (CAM), Cambridge

Susan Robertson é professora de Sociologia da Educação, University of Cambridge. Até recentemente, era Professora na University of Bristol, Reino Unido, e Diretora do Centre for Globalisation, Education and Social Futures. É coeditora fundadora do periódico Globalisation, Societies and Education. Escreveu extensamente sobre processos globais e regionais, com um interesse particular por novos espaços do estado, política, ensino superior e desenvolvimento de economias do conhecimento.

Roger Dale, University of Bristol (BRIS), Bristol

Roger Dale é professor de Sociologia da Educação, University of Bristol, Reino Unido. Anteriormente atuou na University of Auckland, Nova Zelândia e na Open University, Reino Unido. Roger é bem conhecido por seu trabalho seminal sobre estado e educação e, mais recentemente, por contribuições à teoria sobre globalização e governança.

Publicado

2017-06-16

Como Citar

Robertson, S., & Dale, R. (2017). Comparando Políticas em um Mundo em Globalização: reflexões metodológicas. Educação & Realidade, 42(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/70056

Edição

Seção

Métodos de Educação Comparada

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)