Do Curso de Pedagogia à Faculdade de Educação/PUCRS: (Porto Alegre/RS - 1942-2015)

Autores

  • Maria Helena Camara Bastos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre/RS

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia. Faculdade de Educação. Pós-Gradua- ção. Formação de Professores. História Institucional.

Resumo

O artigo analisa a história do Curso de Pedagogia e da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, desde 1942, ano de sua criação. Para analisar a trajetória de 73 anos do curso de Pedagogia e 47 anos da Faculdade de Educação temos de ter sempre presente a articulação com o contexto nacional e local, as legislações e reformulações do ensino superior e universitário no período. O estudo privilegia algumas perspectivas de abordagem: o curso de Pedagogia e a formação ofertada, a Faculdade e seus cursos de graduação e pós-graduação, as revistas Educação e Educação por escrito. Conclui analisando os desafios do curso de Pedagogia como integrante da Escola de Humanidades, a partir de 2016.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Helena Camara Bastos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre/RS

Maria Helena Camara Bastos é doutora em Educação (FEUSP, 1994), professora titular em História da Educação (UFRGS, 1995), pós-doutorado no Service d’histoire de l’éducation-INRP/França (2000 e 2010). Atualmente é professora da Programa de Pós-Graduação em Educação e em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É editora da revista História da Educação/ASPHE, pesquisadora do CNPq e autora de inúmeros livros, artigos e organizadora de várias coletâneas.

Publicado

2016-11-30

Como Citar

Bastos, M. H. C. (2016). Do Curso de Pedagogia à Faculdade de Educação/PUCRS: (Porto Alegre/RS - 1942-2015). Educação & Realidade, 41. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/67732

Edição

Seção

Itinerários de Instituições de Formação Docente: memórias e narrativas para o amanhã