A Pedagogia da Imagem: Deleuze, Godard – ou como produzir um pensamento do cinema.
Palavras-chave:
Imagem. Deleuze. Godard.Resumo
O cinema para Deleuze pode ser visto como campo de experimentação do pensar e uma forma extraordinária de pensamento. É possível não só pensar com o cinema, mas mostrar que o cinema pensa, inequivocamente por intermédio de seus realizadores. E mais que isso, que é possível fazer pensar através do cinema, pela profusão de suas imagens e de seus signos. Dito de outra maneira, agora problemática: podemos construir uma pedagogia das imagens cinematográficas? Se não temos propriamente a resposta a essa questão, podemos apontar que Jean-Luc Godard parece tê-la proposto, pelo menos assim nos faz ver Gilles Deleuze. Esse é o tema de nosso artigo. Procuraremos mostrar neste texto a pedagogia da imagem godardiana partindo do pensamento do cinema proposto por Gilles Deleuze.Downloads
Não há dados estatísticos.
Arquivos adicionais
Publicado
2008-05-30
Como Citar
Vasconcellos, J. (2008). A Pedagogia da Imagem: Deleuze, Godard – ou como produzir um pensamento do cinema. Educação & Realidade, 33(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6692
Edição
Seção
Artigos